GENTE MUITO JAPÃO: ENTREVISTA EXCLUSIVA ! 独占インタビュー!

Ele é brasileiro, natural de Curitiba, e atualmente vive no Japão. Estamos falando de Rogério Taques. Recentemente, Rogério desenvolveu um aplicativo que tem sido uma grande ferramenta para os brasileiros residentes no Japão que estão a procura de um emprego! O Muito Japão conversou com ele numa Entrevista Exclusiva para o Rogério nos contar como ele vive no Japão, como foi e o que levou ele a criar o aplicativo! 

ENTREVISTA


Quem é Rogério Taques? 

Nasci em Curitiba/ PR, onde passei a maior parte da vida. Meu primeiro contato com TI foi em meados de 1998, quando comprei meu primeiro PC, enquanto trabalhava como digitador terceirizado da Caixa Econômica Federal.

De lá pra cá, trabalhei como programador em um banco de investimentos e depois no órgão de informática do estado do Paraná, Celepar. 

Esta é minha segunda vez no Japão. A primeira foi em 2008, quando minha esposa e eu viemos como decassegui. Trabalhamos em fábrica e ficamos pouco mais de 1 ano, quando voltamos ao Brasil, onde abrimos uma pequena empresa de desenvolvimento de softwares. Desta vez, chegamos em 2011 alguns meses depois do terremoto, ou seja, há pouco mais de 5 anos. Viemos como imigrantes, pra fixar raizes.

No início continuei atendendo clientes do Brasil, através da empresa que tínhamos lá, dei aulas de informática básica e desenvolvimento de sites para turmas da Hello Work e fiz bicos em fábricas de alimentos. No final de 2012 fui contratado por um grupo japonês de Aichi como desenvolvedor web, fiquei por 2.5 anos e sai como chefe de departamento de desenvolvimento. Em 2015 comecei a trabalhar para a Rakuten como engenheiro de UI/UX. 


Como surgiu a ideia do app? 

No início, quando estava buscando entrar para o mercado japonês, costumava acompanhar os cadernos de empregos das revistas da comunidade. Percebi que o formato utilizado nas publicações, que por sinal é usado até hoje, não é pratico nem funcional. Tipo, não é fácil caçar, acompanhar e encontrar o que procuramos lá!

Mas apenas recentemente, depois de acumular alguma experiência no mercado local trabalhando em ambientes de predominância japonesa (na empresa anterior) e internacional (na Rakuten) foi que a ideia do app me ocorreu.


 Por que resolveu fazer o app?

Acredito que há uma forma mais eficaz de levar a oportunidade a quem procura e parte dessa eficácia está nos aparelhos móveis. Meu forte é desenvolvimento de aplicativos web, não tenho muita experiência no mundo mobile. Mas, algumas técnicas modernas permitem levar tecnologias web para o mundo nativo dos smartphones, então esse foi um catalisador para me motivar a trabalhar no app, aprender mais sobre a plataforma e publicar uma ferramenta pra, de alguma forma, melhorar a vida das pessoas.

Demorou quanto tempo para ficar pronto?

Sou casado, pai de duas meninas e trabalho em tempo integral, então, o "tempo" é um pouco escasso no meu cotidiano! 

Com isso, trabalhando algumas horas por noite, depois que minha esposa e as meninas já foram pra cama, ou acordando às 5 da manhã e dedicando algumas horas antes de sair para o trabalho, acho que levei cerca de um mês e meio.

Fez tudo sozinho? 

Por enquanto, tudo sozinho. Mas pretendo conseguir ajuda pra tocar o app. Não seria exatamente por hobby, mas digamos que é uma forma (ou mania) que tenho de não me manter na zona de conforto.

Planos para o futuro com relação ao app? 

Tem muita coisa pra melhorar no app, desde a aparência, usabilidade e funcionalidades. Está é só a primeira versão. Por enquanto, ele conta com vagas publicadas no caderno de empregos de um portal da comunidade, mas pretendo ampliar as fontes. Basicamente, hoje a maioria das oportunidades listas são a indústria. Eventualmente, pretendo adicionar fontes com vagas no mercado qualificado.

Quem quiser baixar o aplicativo desenvolvido pelo Rogério acesse o link abaixo!



Meu Emprego JP by Rogerio Taques
https://appsto.re/jp/b98Ohb.i

Comentários

  1. Legal a iniciativa dele! Só poderia ter versão android também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário